Não desista, e não retroceda.

 

 

 

 

Herói / Heroína
he.rói / he.ro.í.na
Do latin : Heros , do grego : Héros.
1 – Homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo. 2 – Homem que suporta exemplarmente um destino incomum, como, p ex, um extremo infortúnio ou sofrimento, ou que arrisca sua vida abnegadamente pelo seu dever ou pelo próximo. 3 – Personagem preeminente ou central que, por sua parte admirável em uma ação ou evento notável, é considerada um modelo de nobreza. 4 – O protagonista de qualquer aventura histórica ou drama real.

Até hoje me perguntam o quanto interferiu em mim, na minha vida e nas atitudes que até hoje tomei, o fato da minha mãe ser assistente social. Sinceramente eu não sei o que responder, parte dos meus valores e ações foram absorvidos de tudo que minha mãe e minha família me ensinaram.
As manchetes de jornais dizem que eu sou um herói. – Não – Já vi heróis dentro de casa, na minha casa, no meu dia – a – dia.
Eu vi minha mãe por diversas vezes ser uma heroína. Criou eu e meu irmão, sozinha, durante anos, com um salário mínimo. Nos ensinou que o respeito é essencial, e que o amor ao próximo é necessário. Passou por grandes dificuldade e ainda passa, mas tem força e se supera a cada dia.
Mesmo com todos esse obstáculos ela nos criou, e criou muito bem. Ela nos passou valores
que não vejo mais hoje, sinto que os caminhos se confundiram e que os valores de perderam.
Família é importante, e quando falo FAMÍLIA, não pense que é somente pai, mãe, irmãos…
Família é quem cuida de você e quem você cuida. É quem está sempre do seu lado, e nunca desiste de você, mesmo com todos os impasses e problemas. Família é quem te ama incondicionalmente.
Nos dias de hoje o que mais se vê é violência dentro de casa. Pais covardes que fogem de
sua responsabilidade como homem, mães que tiram seus filhos do ventre e os jogam fora numa sacola, como se fossem algo que nunca vai precisar. O que falta na sociedade, são valores. O valor do amor, o valor do respeito. Até que ponto o respeito a quem tá do nosso lado pode chegar ? Não se limite a apenas ceder seu lugar no ônibus pra uma senhora, ou a parar o carro antes da faixa de pedestres. Respeito é se colocar no lugar do outro, e entender.
Jovens sem ideologia, sem perspectiva de vida. Jovens que são definidos pela marca do tênis que estão usando, ou pelo valor do relógio que ganharam do pai. Jovens que preferem conquistar uma mulher com seu carro, do que com seu amor. Uma massa inteira agindo como se o dinheiro fosse mais importante que tudo. Famílias que não conversam sobre nada, e que não tomam para si as dores do outro. É cada um por si.
Pessoas matam e morrem. Matam por gostar de fazer o outro sofrer, matam pra se aliviar, matam por tentar esconder, por tentar salvar. Quando você mata alguém, você não está só tirando a vida ele, você também está roubando. Você está roubando dele o direito de viver, o direito de mudar. Você está roubando de uma mulher, o direito de ter um esposo, está roubando de uma criança o direito de ter um pai, está roubando de uma mãe o direito de ter um filho. Vidas são mais importantes, vidas são únicas.
Quando você ensina seu filho a diferença entre o certo e o errado, você está o ensinando a escolher o certo. Você está capacitando – o a conviver com pessoas que escolhem. Homens que escolhem o errado, e pensam ser a forma mais fácil. Lá na frente descobrem que não era bem assim.
Homens são construídos dentro de casa.. Heróis surgem em meio à dificuldades. Não abaixe a cabeça, nem desista daquilo que você acredita. Nossos sonhos são a única coisa que não podem nos roubar. Não desista, e não retroceda.

24 comentários sobre “Não desista, e não retroceda.

  1. Legal ver que existem pessoas como eu nesse mundo… as vezes penso q cai aqui de para quedas, por me colocar no lugar dos outros, valorizar mais o ser que o ter, ter que provar o tempo todo que nao era pior que ngm por nao ter uma familia idealizada pelo modelo social. Mas graças a Deus, estou vencendo. Estamos, na verdade. Sabe o que eu acho? Que a sociedade exige pessoas melhores, prega pessoas melhores, mas as vezes nao esteja preparada para elas… um bjooo… e boa sorte pra nos!

  2. Vitor, parabéns por falar de “valores” tão claramente!
    Parabéns pela MÃE REGINA ( RAINHA ) da sua vida e do seu coração! Feliz de quem tem uma mãe assim, guerreira e amorosa! A minha tb era assim, uma santa! Bjs.!

  3. Heroi???
    Não acredito. Prefiro a palavra GUERREIRO, essa sim te define.
    Pq é tão dificil pras pessoas entenderem que esse fato que aconteceu, era pra ser comum no nosso dia-dia, pq o espanto????

    Mas….

    “Família é quem cuida de você e quem você cuida. É quem está sempre do seu lado, e nunca desiste de você, mesmo com todos os impasses e problemas. Família é quem te ama incondicionalmente.”

    Tu faz parte da minha Família…

    Tia Regina deve estar muito orgulhosa…(espero que tu tenha tirado essa barba loira pra dar feliz dia das mães pra ela)

    Beijãaaao Neim

  4. Texto maravilhoso, parabéns Vitor.
    As pessoas realmente perderam seus valores e a vida também.
    Espero que esse texto sirva para fazer outras pessoas refletirem, assim como serviu pra mim.

  5. Ótimo texto.Tenho certeza que com esse blog você vai abrir a mente de muita gente, que parece viver alienada de tudo.

    A frase é clara e direta, e resume todo um ciclo de vida aqui na Terra:

    “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele” (Provérbios 22:6)
    Sua mãe fez esse trabalho belíssimo,prova disso é homem digno,honrado e de excelente caráter que você se tornou.Fica com Deus!!!

  6. Admiro você, porque hoje as pessoas so falam ou veem as coisas acontecendo e não tomam atitude. Você foi corajoso.
    tudo de bom….se cuida… bju

  7. Muito lindo seu texto, muito linda sua história e sua atitude. Esperamos realmente que esse episódio sirva para que as pessoas repensem mais seus conceitos e pré conceitos. Que Deus ilumine sempre vc! Bj

  8. Cara é sensacional saber que existem pessoas como você no mundo. Acho que sou uns três anos mais novo que você, mas também tive uma educação que é a essência do que sou hoje. Aprendi desde pequeno o que era certo e errado, o valor de uma família e a importância do amor na vida de uma pessoa.
    A sua ação não mudou apenas a sua vida, mas a de várias pessoas que não tinham essa sensibilidade com o ser humano, pessoas que simplesmente viviam por si e para si, sem nunca ter percebido o ciclo vicioso em que estavam inseridas (a velha história do “cada um por si e deus por todos”).
    Mas é realmente bom saber que alguém esta disposto a mudar as coisas, fazer diferente e transmitir essa diferença (que deveria ser a coisa mais comum de todas) para os outros.
    Espero de coração que este seu projeto consiga atingir um numero grande de pessoas e abrir os olhos das mesmas para realidade em que elas vivem, e apesar de não te conhecer pessoalmente posso te considerar um amigo. Um amigo de causa!

  9. Vitor, vivemos um época de inversão de valores…o “esperto” se dá bem e o sensato/correto é o careta, mas não podia ser diferente, pois o sistema social capitalista ensina lá no fundo a ver o próximo como um competidor/inimigo. O capitalismo erra por priorizar o LUCRO e não o ser humano e daí cria injustiças, desigualdades, exclusão…e a revolta surge de quem não faz parte desse “mundo de sonhos”, onde o indivíduo vale pelo o que ele consome e mais nada!!!
    Enfim…está tudo errado/trocado, um grande equívoco…e tudo está de pernas pro ar e na complexidade da VIDA, vivemos numa imensa reação desencadeada por todos esses desajustes.Desajustes levam à desajustes, ódio traz ódio, desamor traz desamor e pronto …está formado a grande cadeia “torta” da vida.
    O homem precisa de bons modelos, mas vemos uma escória no poder reforçando a ideia da impunidade…
    Reagir à isso, torna-nos diferente, mas é essa diferença que cria um modelo, um exemplo a ser seguido…uma conscientização humana, de cidadania e creio que um dia chegaremos lá…numa sociedade mais justa, mais sábia.
    A paz é um construção que começa dentro do indivíduo com a escolha devida de valores como respeito à tudo que vive e a consciência de que somos parte de uma imensa criação, onde todos somos irmãos!
    Acredito num amanhecer da Humanidade e do planeta e pessoas como vc ajudam a construir isso!!
    Paz e Luz!
    Abração,

  10. Vitor, fiquei emocionada com seu texto… lindo, sem palavras. Obrigada por compartilhar seu mundo comigo, com todos nós. Você é iluminado. Seu texto traduz a mais pura verdade.

  11. A primeira que vi sua foto, eu chorei! Enxugeuei as lagrimas , respirei fundo e passei a acredita mais no ser humano! As suas fotos na mídia me chocavam mas eu queria sempre saber mais sobre aquele menino que me parecia tão frágil diante de seus algozes… Mas o menino… é um gigante que está mostrando toda a sua força se empenhando nessa causa , em prol dos menos favorecidos! Parabens meu querido, e conte comigo!

  12. É Vitor.. fico orgulhosa de ver você falando assim cheio de certeza tanta coisa bonita.
    Eu li esse post dia 16 mesmo, assim que você postou, mas não consegui comentar no dia. Obviamente você já sabe que eu to aqui nos EUA estudando ne? E cara, vou te falar que nesse dia (16) tudo q eu queria era desistir. Voltar pra casa. Abraçar meus amigos, minha família… me sentir em casa de novo.
    Tive um longo dia nesse dia 16. Pensei mil vezes em desistir e jogar pro alto um dos meus sonhos. E aí você postou. Eu li, reli. Li mil vezes a última frase. A palavra ‘retroceder’ ficou martelando na minha cabeça por um bom tempo. E desisti de desistir. Resolvi voltar atrás do meu sonho e passar por cima de toda essa saudade.
    Eu sei que não tem nada a ver com nada e o que você fala aí no texto é muito mais do que simplesmente sobre uma saudade. Mas resolvi comentar pra você ter noção de como suas palavras podem tocar várias pessoas, cada um de uma maneira.
    Obrigada por isso e por, mais do que somente dessa vez, fazer a gente enxergar as coisas de outra forma.
    Você é sim um herói, mas além disso, você é um garoto com cabeça de homem e coração de menino.
    Saudades de você.
    Beijos e tudo do melhor.

Deixe um comentário

