Racismo é burrice

Preconceito

pre.con.cei.to

sm (pre+conceito) 1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.

 

Racismo

ra.cis.mo

sm (raça+ismo) 1 Teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais. 2 Caracteres físicos, morais e intelectuais que distinguem determinada raça. 3 Ação ou qualidade de indivíduo racista. 4 Apego à raça.

É muito fácil apontar a pessoa do lado e chamá – la de preconceituosa ou de ignorante, sem parar pra pensar que cada um de nós temos um pouco de preconceito dentro da gente. Somos seres humanos, cobertos de erros, dúvidas e escolhas estranhas. Eu tenho preconceito à gente preconceituosa. Não gosto de pessoas que possuem uma opinião formada sobre algo que nunca conheceram, ou se quer ouviram falar.
Existe em nosso país, um sistema educacional de cotas para negros. Funciona assim : Se você puder provar que é negro, você entra numa faculdade pública sem precisar alcançar a pontuação normal. Ou seja, se você é negro, você pode entrar na faculdade sem conseguir uma nota tão alta. Agora eu fico me perguntando : Que país é esse que seu sistema de ensino EXPLICITAMENTE nos separa por raças? Para mim isso é racismo. Se é para ter cotas, que tenha por classe social, e não pela cor da pele.
Por exemplo eu, tenho 2 irmãs filhas do meu pai com uma mulher, uma é negra, e a outra é loira. As duas são criadas na mesma casa, filhas do mesmo pai e da mesma mãe, tem a mesma condição financeira, a mesma educação e uma teria “vantagem” sobre a outra por causa da cor de sua pele? E na real, quem no Brasil não tem mistura de raças em sua árvore genealógica?
Somos todos iguais, sem distinção de cor, gênero ou opção sexual. Devemos entender que cada um tem dentro de si, aquilo que o torna único. Não me sinto diferente de alguém pelo simples fato de ter minha pele tatuada, mas percebo os olhares sobre mim, e por tantas vezes tão preconceituosos, que me fizeram procurar todos os dias, uma resposta pra tudo isso.
Como pode existir uma pré – opinião sobre algo que nunca ouvimos falar , ou que não conhecemos verdadeiramente ? Como posso passar pela rua, ver um homossexual, e odiá – lo, sem ao menos saber quem ele é, de onde veio, e pra que veio ?
Como posso sentir nojo de alguém porque a cor de sua pele é diferente da minha ? Isso é irracional.
O homem é diferente de todos os outros animais, porque é o único que é capaz de pensar. E vejo tantas coisas que me fazem quase acreditar no contrário. Vejo pessoas agindo como se não tivessem a capacidade de pensar, interagir e até mesmo amar.
Eu sou a prova viva do que vos digo. Eu sou apenas uma gota, no oceano de transgressões que existe no mundo. Transgressões estas que me levam a crer que precisaria acontecer uma lavagem cerebral, dentro de cada um, pra que nossas mentes se tornassem mais simples, com mais capacidade de agir em prol do bem, a favor daqueles que precisam.
Eu acredito num mundo novo, onde um morador de rua não seria espancado, apontado e ignorado. Eu acredito num mundo novo, onde um gay seria aceito dentro da sociedade como semelhante; onde um negro não seria confundido sempre com ladrão; onde um morador da favela não seria sempre chamado de marginal.
Onde existe preconceito, existe falta de saber. Existe excesso de egoísmo, ignorância.
Vejo o preconceito crescendo, o ódio e a intolerância. Nas capas dos jornais é comum ver atos violentos e preconceituosos , isso é diário. Raro é ver ser praticado o amor e o respeito.

“Racismo é burrice” do Gabriel O Pensador,  vale a pena escutar.

Grande abraço, bom final de semana a todos.

Anúncios

8 comentários sobre “Racismo é burrice

  1. Pra mim não há diferença entre rosto, cor, pele e raça. Pra mim somos todos de uma só forma. Bom seria se todos tivessem este pensamento, o mundo seria melhor com mais oportunidades.Temos que lutar pela igualdade a todos, na verdade somos todos iguais. Prefiro que julguem uma pessoa pelos seus atos, do que pela sua caracteristica.

  2. Querido Vitor, o preconceito, pelo menos no Brasil, é de fundo cultural ainda!!!
    Mas a maldade, a crueldade e a violência têm origem na falta de educação das nossas crianças e adolescentes! Amor ao próximo, aprendemos com nossa família, dividindo dores e alegrias, quando ainda somos criancinhas! ” Somos todos um”, é claro!Vc nos provou essa vedade, e, portanto, estaremos do seu lado sempre! Bjs.

  3. Concordo com você, Vitor, é uma burrice muito grande esse nosso sistema de cotas raciais.
    Na UNB as cotas são implementadas por meio de “tribunais raciais, de composição secreta”, que definem quem é pardo, moreno ou branco com base em “critérios mágicos, místicos”. Tem o célebre caso dos gêmeos idênticos (univitelinos= quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas, dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou univitelinos. Sempre possuem o mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo genoma, e são clones um do outro. Apenas um terço das gestações são de gêmeos univitelinos. Apesar de serem considerados clones, gêmeos idênticos não possuem as mesmas impressões digitais. Isso se deve ao fato de que, mesmo em um pequeno espaço dentro do útero materno, as pessoas tem contato com partes diferentes desse ambiente, o que confere pequenas variações nas digitais dos mesmos, tornando-os únicos) que foram, cada um, considerados de uma raça diferente pela universidade. Um foi enquadrado no sistema de cotas raciais enquanto outro foi considerado branco.Como eles explicam isso? Simples, não explicam: É O SISTEMA “Menos que um fato biológico, a raça é um mito social, e, como tal, tem causado em anos recentes pesados danos em termos de vida e de sofrimento humanos”.

    Nos EUA, o critério para definir quem é ou não negro é o da gota de sangue. Por esse modelo, quem tiver um único ancestral negro na família é definido racialmente como negro, mesmo que seja branco de olhos azuis. “Aqui no Brasil, se adotássemos a regra da gota de sangue, quem de nós não seria negro?”
    Valeu Vitor, SOMOS TODOS DA RAÇA HUMANA!!
    Graça e Paz!!

  4. Eu sou negra, e sei como é ser tratada com indiferença…seja com gestos, incinuações. E acredito que muitos não admitem que são preconceituosos, por questão social e medo de serem julgados por isso, e não por realmente sentirem que não há diferenças.

  5. Só existe uma raça,a raça da humanidade! Somos todos iguais independente da cor da pele,credo religioso,opção sexual . Debaixo da pele corre sangue,e sangue é tudo igual!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s